A Lógica das Loterias

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

REVISTA SORT!

www.sort.com.br

Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A origem da palavra 'azar"

Curiosidade à respeito da palavra "Azar"

Sua verdadeira origem é desconhecida, sabendo-se apenas que outros povos também os utilizavam para adivinhar o futuro.


O termo "cleromancia"que designa práticas divinatórias feitas com pedras ou pedaços de madeira, tem a sua origem no grego Kleros que significa "objeto jogado à sorte ou sorteado". "A sorte está lançada" diziam os egípcios, gregos e romanos quando consultavam os cleromantes, os quais utlilizavam de objetos e dados para fazer as previsões.
Os gregos atribuem a Palamade, herói da guerra de Tróia, a invenção deste jogo de dados, mas outros acreditam que foi no Egito ou na ásia. Outros autores atribuem a criação deste jogo a Ateneo, retórico e gramático grego de origem egípcia, que viveu no início do século terceiro.
O que podemos afirmar, já que muitos relatos antigos atestam isso, é que os cleromantes egípcios, gregos e romanos, e especialmente as cleromantes gregas, integraram progressivamente o uso de ossos e de dados em suas práticas divinatórias.
Os etruscos parecem fascinados com os dados e muitos museus tem preservados dados dessa procedência. A maioria dos dados são encontrados em osso, marfim, mas há também de bronze, chumbo, âmbar, vidro, cerâmica e pedras diversas.
Sabe-se que no início eram utilizados ossos com letras do alfabeto, então as letras aos poucos foram sendo substituídas por números e pouco a pouco foram configurados dados em forma de pedra no Egito, os dados de madeira e mesmo os dados de doze, catorze ou vinte lados, especialmente em tempos romanos.
No entanto o dado comum, tem seis faces, numeradas de 1 a 6, como no presente, e claro, cada número e cada combinação de números, como a utilização de um, dois ou três dados, tem um significado divinatório específico.



A palavra "Azar", vem do árabe az-zhar e significa "jogo de dados", derivado por sua vez de Zahr, a flor da laranjeira, que é representada em um dos lados do dado árabe.



conheça a melhor escola de loterias do Brasil:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar! Os comentários são bem vindos, participe do nosso blog (inscrva-se!) e interaja! Para participar do Clube das Loterias, Melhor Escolade Loterias do Brasil, ligue: 48 98868 9770 w app ou acesse www.clubedasloterias.com ou email clubedasloterias@live.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.